Um dia, quando conclui o meu Curso, alguém escreveu na minha pasta de finalista da EICE (Escola Industrial e Comercial de Estremoz): "Serás na vida aquilo que tiveres força de ser".
Que me desculpem, mas não vou dizer quem o escreveu. Porque mais do que quem o escreve, diz ou faz o que interessa é o que se escreve, o que se diz e o que se faz.
Fui ontem ao Teatro Bernardim Ribeiro, onde ia caindo naquela entrada maquiavélica, desenhada, aprovada e construída por uns ignorantes quaisquer (mobilidade urbana!?), assistir ao debate entre os candidatos às eleições autárquicas para o Município de Estremoz.
Fiquei decepcionado, verdadeiramente decepcionado! Não com os Cabeças das Listas Candidatas à Câmara Municipal que estavam no palco, nem com as ideias e princípios que manifestaram e defenderam. Mas com dois factos:
- O primeiro, o estar entre os seis candidatos, a tentar conduzir o debate, alguém, que considero claramente imparcial, sectário. tendencioso e incompetente, alguém que "não tem força para ser nada na vida" ou tem força a mais, que não serve para nada, a não ser para aproveitar em beneficio pessoal, esquecendo-se que está inserido numa sociedade de que faz, ou devia fazer parte, e a mesma devia respeitar.
- O segundo facto é que esperava ver sentados no palco do Teatro Bernardim Ribeiro os Cabeças das Listas Candidatas à Assembleia Municipal: Albino Manuel Carrasquinho do BE, Maria Odete Ramalho da CDU, José Francisco Pardal do PS, João Gentil Tavares do PSD, António José Garcia do PP e Rui Miguel Ramalho dos INDEPENDENTES, para da parte destes saber a que se propõem os candidatos à Assembleia Municipal de cada uma das listas.
Depois fui confirmar no Site da Rádio Despertar e transcrevo:
"A Rádio Despertar está a acompanhar as Autárquicas/05 e por isso está a levar a efeito entrevistas e debates com os actuais Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho e também com os candidatos à Câmara Municipal de Estremoz. Todas as quartas-feiras entre as 16h e as 17h no programa \"O Gadanha\",a conversa é com os actuais Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho de Estremoz, para saber a opinião e balanço dos últimos quatro anos de trabalho. Os debates, terão lugar às quartas-feiras na Rádio Despertar, às 22h,com os candidatos, ou seus representantes, à Câmara Municipal de Estremoz. Dia 14 de Setembro o tema será -Desenvolvimento Económico; dia 21 de Setembro - Cultura - Desporto - Juventude; dia 28 de Setembro - Acção Social - Saúde - Educação. O debate do dia 6 de Outubro será o último e vai ter lugar no Teatro Bernardim Ribeiro, a partir das 22h."
"Arrancou oficialmente esta terça-feira, dia 27 de setembro, para terminar a 7 de Outubro a campanha eleitoral para as autárquicas 2005. Vão ser 11 dias de intenso contacto entre partidos, coligações e a população portuguesa, para que no próximo dia 9 de Outubro elejam os seus representantes nas autarquias locais durante os próximos quatro anos. A Rádio Despertar vai emitir diariamente os tempos de antena dos partidos e coligações concorrentes ao acto eleitoral do próximo dia 9 de Outubro. Estes tempos de antena vão ser apresentados nesta estação em dois períodos, o primeiro às 8:15h da manhã e o segundo às 19:15h. As entrevistas com os Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho de Estremoz continuam a ter lugar entre as 16h e as 17h às quartas e também às quintas no mesmo horário e, os debates também continuam na Rádio Despertar às quartas-feiras entre as 22h e as 24h, com os candidatos à Câmara Municipal de Estremoz."
Mas não foi só a "Rádio Despertar" que tomou esta atitude, de destacar as figuras dos Cabeças de Lista à Câmara Municipal, vejam-se o "Brados do Alentejo" e o "Ecos" com as entrevistas publicadas. O importante para estes órgãos de Comunicação Social é o Presidente da Câmara os outros são ignorados. Por este caminho não vamos lá, e Estremoz continuará a padecer dos males de que tem sido vitima.
Porquê? Porque motivo? Porque razão?
Quando será que entendem que o Presidente da Câmara é o Presidente do Colégio Executivo, constituído pelos Vereadores e não "O Presidente de Todos os Estremocenses", como muitos querem fazer querer e a Comunicação Social local alimenta?
Quando será que entendem, de uma vez por todas, que o poder deliberativo reside nos cidadãos, representados na Assembleia Municipal pelos candidatos a este órgão deliberativo, a que se juntam os cabeças de Lista das Assembleias de Freguesia, os quais são por inerência os Presidentes de Junta de Freguesia?
Fiquei pois, sem ser melhor esclarecido sobre o que propõem aqueles que se candidatam a ser meus/nossos representantes nos órgãos deliberativos do Concelho. À Assembleia Municipal e à minha Assembleia de Freguesia. Aqueles que vão deter o poder deliberativo, o único que pode ser o motor de desenvolvimento do Concelho e colocar travão a eventuais arbitrariedades do executivo Camarário, muito particularmente dos excessos do Presidente da Câmara.
MAS MESMO ASSIM SÓ ALGUMAS LINHAS RELATIVAS A PARTE DO QUE FOI DITO NO TEATRO BERNARDIM RIBEIRO:
Abel Ribeiro : - É indispensável a criação de espaços para participação dos cidadãos nos órgãos locais (Não podia dizer nada de mais acertado esse é de facto o caminho. Mas será que os eleitores entendem este tipo de mensagem e compreendem a diferença entre as competências dos vários órgãos autárquicos?)
Júlio Rebelo : - Há muitas obras que falta concluir e é necessário fazê-lo, houve erros na gestão anterior que é necessário corrigir (Se a CDU deixou que o Mourinha se atascasse então que seja a CDU a desatar o nó. Gostei da descolagem à péssima gestão do Mourinha!)
José Fateixa : - Não passa pela cabeça de ninguém que se for eleito, se mantenha na Assembleia da República como deputado. (Sócrates também disse que não aumentava os impostos. E temos visto como tem sido!)
Miguel Raimundo : - Não é só um presidente que se elege é toda uma equipa com valor para trabalhar (Completamente de acordo com este principio. Porém, não vi nem nesta nem em nenhuma das outras candidaturas uma equipa com um projecto consistente)
Manuela Pacheco : - O desenvolvimento económico é um motor necessário e indispensável para a afirmação e aumento da qualidade de vida no Concelho (Nada de mais correcto poderia ser dito, mas falta o envolvimento e a motivação dos agentes económicos pois sem eles nada feito)
Normando Xarepe : - Seriedade, honestidade, competência, não ao partidarismo é por isso que nos candidatamos (De facto as pessoas estão saturadas dos políticos e por isso dos partidos, mas é no interior dos partidos que deve haver uma renovação e estes não devem ser colocados à margem da participação no poder)
AJPM
Os meus links
CME: Site do Aparelho do Partido Socialista
-------------------------
-------------------------
700 Anos do Castelo de Evoramonte
-------------------------
Centro Ciência Viva de Estremoz
-------------------------
-------------------------
-------------------------
Museu Municipal Prof. Joaquim Vermelho
-------------------------
-------------------------
-------------------------
eu, tu e o Gadanha... EST@REMOZ aqui
-------------------------
-------------------------
-------------------------
Estremoz em Debate / Autores Portugueses (em reconstrução)
-------------------------
Estremoz em Debate / o seu texto (em reconstrução)
-------------------------
-------------------------
Fórum do Alentejo (aguarda colaboração)
-------------------------
-------------------------
Clube de Futebol de Estremoz (apenas página de apresentação)
-------------------------
Clube Ciclomontanha de Estremoz
-------------------------
-------------------------
-------------------------
-------------------------