Este Blog surge porque: Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações
Quarta-feira, 21 de Dezembro de 2005
Solstício de Inverno
Sucede hoje a 21 o dia solar mais curto do ano de 2005 - começa o solstício de Inverno. Os dias lentamente vão-se estendendo pelos fins de tarde dando o sol, a luz de que precisamos para viver.
Mais sol, mais energia para fazer, para partilhar, para sorrir.
As civilizações pagãs, durante o solstício de Inverno, tinham por hábito decorar as casas com verdura que, segundo elas tinham poderes mágicos.
O azevinho entre os Romanos era trocado como presente e, nos nossos dias, tornou-se a principal planta do Natal. Em Inglaterra por exemplo, era considerado sagrado.
Uma lenda diz que, Baco ao atravessar o país, ficou tão impressionado com a sua beleza que decidiu plantar ali azevinho, deixando-o como uma lembrança especial. Para além dos presentes, os romanos consideravam-no como símbolo de paz e felicidade, e os magos celtas usavam-no como antídoto contra venenos.
O azevinho liga-se à história cristã como planta que permitiu esconder Jesus dos soldados de Herodes. Em compensação, diz a lenda, foi-lhe dado o privilégio de conservar as suas folhas sempre verdes, mesmo durante o mais rigoroso Inverno.
No início a Igreja proibiu as verduras, mas mais tarde, acabou por consenti-las como símbolo de vida, portanto de Cristo.
Há regiões onde se usa pendurar à porta de casa ou por trás das janelas uma coroa de loureiro, o que significa que o nascimento de Jesus foi uma vitória sobre a morte e o pecado.
De Anónimo a 19 de Fevereiro de 2006 às 14:41
A última saída do AJPM foi a zanga com o people do jornal Brados do Alentejo. Não foi bem zanga, mas tiveram de lhe dizer que agora a página 2 do jornal seria para dar lugar a outros comentários de outras pessoas. O AJPM ficou em estado de choque e diz quem viu que não ripostou à "sugestão". Voltar a trás não pode, porque o que ele queria mesmo dizer, ERA MAL DO VIEIRA, mas esse é intocável e como o AJPM se sentiu "traido" lá vai para a "SIBÉRIA" uns tantos meses até se curar da depressão. A idade deveria ter-lhe dado algum sentido de vida, mas não, continua tudo na mesma naquela cabeça. ZR - ÉvoraZR - Ãvora
</a>
(mailto:evora@int.net)
Comentar: